Blog da Camerata de Violões

A Escola de "Zé Menezes"

Conheci Zé Menezes em 2003 durante o curso de mestrado em música e educação na UNIRIO. A dissertação Por uma proposta de curso superior em guitarra elétrica envolvia além dos referenciais teóricos, do estudo e análise de currículos e do estado da tecnologia, um estudo sobre a história da guitarra elétrica no Brasil. Assim, localizei os pioneiros da guitarra elétrica no Brasil, entre eles, Zé Menezes.

Sobre o Flamenco, por Luciano Camara

Olá a todos ligados em nosso blog, 

Hoje apresentamos um texto de Luciano Camara, esclarecendo alguns detalhes sobre as origens da música flamenca, cultura tão singular e importante para o desenvolvimento de técnicas amplamente utilizadas no violão... esperamos que gostem...

Sobre o flamenco

A Prática da Improvisação nos Primeiros Estágios da Educação Musical, por Adriano Furtado

Este texto é parte de dissertação de mestrado realizado na UFRJ, defendida em 2014. Trata-se do relato de uma experiência vivenciada dentro de um grupo diverso de alunos, onde a prática da improvisação foi escolhida para iniciar um projeto de educação musical através do violão.

Memorização, por Elodie Bouny

  

Olá, prezados leitores, 

hoje apresentamos um texto que aborda tema importantíssimo para os músicos, em uma pesquisa que traz interessantes depoimentos de grandes músicos

Espero que apreciem!
 

MEMORIZAÇÃO

 

A memória é um tema complexo e a memória musical, mais ainda, porque envolve elementos variados e imbricados. O neurocientista Jean Vion-Dury (2007) explica:

 

CD "Suítes do Brasil" saindo do forno!

Não percam os shows de lançamento do terceiro disco da Camerata de Violões; Saiba mais sobre o CD