Eduardo Gatto

Iniciou os estudos musicais em 1994 na Associação dos Músicos Militares do Brasil (AMMB), tendo aulas de Violão e Teoria Musical. Após, ingressou na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), local em que teve aulas com Bartholomeu Wiese, Graça Alan, Marco Pereira, Jorge Armando, Turíbio Santos e Antônio Jardim, entre outros, integrando os conhecimentos técnicos do instrumento –  em trabalhos solo e camerístico, e de criação musical –  com a elaboração de arranjos e composições para formações diversas, principalmente direcionadas aos trabalhos de música de câmara, das quais tomou parte. 

Seu maior campo de atuação musical desenvolveu-se na música de câmara, atuando nos grupos A Camarilha: quinteto de violões, Triversos (dois violões e flauta), Música Surda (quarteto vocal-instrumental) e Camerata de Violões (octeto de violões), sendo este o trabalho remanescente, onde atua desde 2004. Com esses grupos apresentou-se em diversas salas de concerto do país, e, recentemente, com o quarteto Música Surda, realizou turnê por diversas cidades portuguesas, contando com o apoio integrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e C.E. Livrarias.

É doutor e mestre em Ciência da Literatura – Poética, pela Faculdade de Letras da UFRJ, instituição pela qual recentemente concluiu pesquisa de pós-doutorado, e ainda bacharel em Música – Violão, pela Escola de Música da UFRJ. É também licenciado em Educação Artística – habilitação em Música, pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (CBM-UNICBE). Na área da Educação, além de ter lecionado na UFRJ e UERJ, atua como professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), há 10 anos, na cadeira de Educação Artística para o Ensino Médio e Técnico, instituição em que integra também o PPFEN (Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino), curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado), e responde pela cadeira de Estética do curso de pós-graduação lato sensu em Ensino de Filosofia. No CEFET/RJ ainda desenvolve diversos projetos de extensão e pesquisa ligados a arte, música e pensamento.

 

DISCOGRAFIA

2001 - Cartografia Musical Brasileira: Rio de Janeiro, Espírito Santo - participação de A Camarilha -  instrumentista - Rob Digital

2001 - Na faixa  - A Camarilha - instrumentista - produção independente

2008 - O Livro das Canções - Música Surda - compositor, arranjador e instrumentista - produção independente

2011 - Serrear das Cordas - Triversos - instrumentista - produção independente

2015 - Suites do Brasil - Camerata de Violões - instrumentista - produção 

e-mail: eduardoaggatto@gmail.com