Rogério Borda

Nascido no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, é guitarrista, violonista, compositor e arranjador. Começou a tocar despretensiosamente aos 12 anos de idade. Bacharelou-se e licenciou-se em Guitarra Elétrica na Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 1992. Tornou-se mestre em Música e Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com a dissertação: Por uma proposta curricular de curso superior em Guitarra Elétrica. Teve como professores Nelson Faria, Aloysio Neves, Luciano Di Castro, Flávio Goulart, Antônio Guerreiro, Ian Guest e Ermelinda de Azevedo Paz.

Criador do Curso Superior em Guitarra Elétrica do Conservatório Brasileiro de Música (CBM) em 2006, onde é professor desde 1990. Fundador da lendária Orquestra Brasileira de Guitarras, com a qual gravou um disco que inclui duas composições autorais. Participou da pesquisa­ A importância da instituição SEMA no processo de estruturação da identidade profissional do professor de Música como pesquisador em aperfeiçoamento. Trabalhou em projetos de transcrição e editoração musical, liderados por Luciano Alves Produções Artísticas, junto à Editora Vitale, que produziu os songbooks de Roberto Carlos, Alceu Valença, Mutantes, Martinho da Vila, Roupa Nova, Flávio Venturini, 14 Bis, Pepeu Gomes, Roberto Menescal e Fagner. Professor de Música no Núcleo de Artes Professor Albert Einstein; pesquisador titular do Núcleo de Pesquisa do Conservatório Brasileiro de Música, com o projeto de pesquisa A Escola de Zé Menezes: método avançado de Guitarra Elétrica.

Participou de festivais e seminários, entre eles, o I Seminário de Música Instrumental (1986), em Ouro Preto; o Festival de Música Brasileira 89 da Pró-Arte; o Festival Internacional da Escola de Música (UFRJ – 1989); o 12o Festival de Música de Londrina, onde se realizou o I Simpósio de Educação Musical; o I Seminário Música na Educação Fundamental, no Conservatório Brasileiro de Música, o V Congresso Latino-americano da Associação Internacional do Estudo da Música Popular e, mais recentemente o XXI Seminário Latinoamericano de Educação Musical.

Realizou os seguintes painéis e publicações: A construção de um currículo em Guitarra (VIII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO - 2003); História do Pensamento Curricular (IX Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO - 2004); Por uma proposta de currículo em Guitarra Elétrica (XIII Encontro Anual da ABEM - 2004); História do pensamento curricular e indicações para um currículo em Guitarra Elétrica (Painel sobre Música e Educação na UNIRIO - 2004); Novos caminhos para a guitarra elétrica (Festival de Inverno do SESC, nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo - 2006); Percorrendo a história do pensamento curricular (Revista Cadernos do Colóquio PPGM do Centro de Letras e Artes da UNIRIO - 2004-2005); Método de Guitarra: A Escola de Zé Menezes (IV Encontro de Pesquisa CBM/CEU/ V Encontro de Pesquisa CBM/CEU); Cante & Toque: Iniciação ao violão com auxílio do bracinho do instrumento (XXI Seminário Latino-americano de Educação musical FLADEM – 2015); Método de Guitarra: A Escola de Zé Menezes (XXI Seminário Latino-americano de Educação Musical FLADEM – 2015).

Em 2014 lançou o livro A Escola de Zé Menezes: Método de Guitarra Elétrica, disponível no site www.perse.com.br.

 

DISCOGRAFIA

1993 - Orquestra Brasileira de Guitarras (vinil) - instrumentista e compositor - produção independente

1999 - Músicas para Violão Brasileiro - Toni Costa - participação da Camerata de Violões - produção independente

2001 -  Camerata de Violões -  Camerata de Violões - instrumentista e compositor - produção independente

2002 - Violões da AV-Rio - Diversos - participação da Camerata de Violões - produção independente

2003 - Primeiro Compasso Clássico - Diversos - participação da Camerata de Violões - Biscoito Fino

2008 - Camerata de Violões - Camerata de Violões - compositor, instrumentista e arranjador - Biscoito Fino

2008 - Obras para Violão - Roberto Vitório - participação da Camerata de Violões - produção independente

2015 - Suítes do Brasil - Camerata de Violões - instrumentista e compositor - produção independente 

e-mail: rogerioborda@hotmail.com