Compositor, arranjador e instrumentista. Toca violão de seis e sete cordas, guitarra elétrica, viola de 10 cordas, cavaquinho, contrabaixo e percussão. Ingressou na Camerata de Violões em 2014 e, na atual formação do octeto, para o projeto “Cordas Clássicas, utiliza violão de sete cordas construído pelo luthier carioca Mayo Pamplona.
Desde 2014 é diretor musical e violonista da Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. A Companhia é um Grupo Artístico de Representação Institucional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que atua na difusão cultural e artística não só no meio acadêmico, mas em nível internacional. Mantenedora de vários projetos que focam no diálogo entre a cultura popular brasileira e a academia, ela é constituída por professores, funcionários e alunos de diversas unidades e diferentes cursos da UFRJ.
Foi integrante da Itiberê Orquestra Família por nove anos, desde sua fundação em 2000. Neste período participou do intenso convívio musical e aprendizagem com o compositor Itiberê Zwarg e os demais integrantes da Orquestra. Estabelecendo contato com a linguagem musical iniciada por Hermeto Paschoal e disseminada por Itiberê em seu trabalho autoral, este frutífero período passado com a Itiberê Orquestra Família resultou em dois álbuns duplos: os CDs “Pedra do Espia” e “Calendário do som”.
Integrou o Grupo Água Viva, hepteto que tem como base a música instrumental e a canção brasileira e com o qual gravou dois Cds: “Mundo ao Revés” – com as colaborações de artistas como Bibi Ferreira e Itiberê Zwarg – e “O louco”. Foi selecionado para receber o prêmio como Melhor Arranjador, pela sua composição “Frevendo Água” no IV Concurso das Rádios MEC e Nacional (2012) e o Grupo Água Viva também foi escolhido como melhor grupo instrumental.
Entre 2005 e 2017 foi diretor musical da Companhia de Arte Flamenca, projeto que trabalha a música flamenca e seu baile sob uma ótica contemporânea e com fusão de elementos musicais brasileiros. Já atuou como guitarrista flamenco ao lado de renomados artistas do estilo, como Carmen La Talegona, Domingo Ortega, Inmaculada Ortega, Pol Vaquero, Juañares, além acompanhar workshops de artistas como Rafaela Carrasco, Juana Amaya, entre outros. No flamenco atua ainda como compositor, arranjador e instrumentista em projetos de música e dança como o espetáculo “De Piaf a Elis”, o “Quarteto Flamenco Jazz” e o “Olé! Trio”. De 2008 a 2009 foi guitarrista flamenco convidado na fundação “Tiempo Iberoamericano”, no Japão.
Realizou sua formação acadêmica na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), pela qual é Bacharel em Música Popular Brasileira-Arranjo Musical. É Mestre em Musicologia, também pela UNIRIO. À esta formação agrega aulas e workshops com renomados músicos como Marco Pereira, Fernando de La Rua e o guitarrista de jazz Alexandre Carvalho. Estudou guitarra flamenca em Madri, Espanha, com Jose Manuel Montoya na “Fundación Conservatório Flamenco Casa Patas” e em aulas particulares com Antonio Sánchez (músico do conjunto liderado por Paco de Lucía e sobrinho do mesmo), Joni Jimenez e Paco Cruz. Foi aluno de Graça Allan no Bacharelado em Violão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e iniciou seus estudos musicais no violão clássico e flamenco com Mara Lúcia Ribeiro, na Escola de Música Villa-Lobos. Nesta mesma escola também fez parte da Orquestra de Violões Villa-Lobos, sob a regência de Henrique Lissovsky.
DISCOGRAFIA
2021 – DVD “Cordas Clássicas”, Camerata de Violões: arranjador, músico – Independente;
2021 – “Transe noturno”, Laura Canabrava: músico – Independente;
2021 – “Calor”, Bárbara Sut: músico – Independente;
2016 – “O Louco”, Grupo Água Viva: compositor, arranjador e músico – Independente;
2015 – “Suítes do Brasil”, Camerata de Violões: músico – Independente;
2013 – “Siqueira Entre nós”, Mestre Siqueira e vários artistas, Wellington Monteiro e Pedro Cantalice (produtores): arranjador e músico – Independente;
2011 – “Mundo ao revés”, Grupo Água Viva: compositor, arranjador e músico – Bolacha Records;
2008 – “Igual a mi corazón”, Liliana Herrero (Argentina), músico – S-music;
2005 – “Calendário do Som”, Itiberê Orquestra Família, músico – Independente;
2001 – “Pedra do Espia”, Itiberê Orquestra Família, músico – Jam Music;
e-mail: lucianocamara.br@gmail.com